O Prêmio Dinamarquês de Paisagismo 2023 foi concedido ao Jardim H.C. Andersen, projetado pela MASU Planning. O prêmio busca reconhecer trabalhos de arquitetura paisagística que servem de "inspiração" para a indústria. Situado na cidade dinamarquesa de Odense, o projeto vencedor deste ano foi elogiado propor a requalificação do centro da cidade, criando um espaço que se integra ao contexto existente.
A proposta cria uma narrativa entre o novo jardim e a casa H.C. Andersen existente, desenvolvida pelo renomado Kengo Kuma & Associates. Planejado como um novo edifício para o museu HC Andersen, o centro cultural está localizado entre as áreas residenciais e urbanas recém-desenvolvidas em Odense. Inicialmente desenvolvida por Kengo Kuma & Associates, a casa tem como objetivo refletir a vida e a jornada do autor. O jardim recém-projetado e premiado foi muito celebrado por sua capacidade de se integrar perfeitamente à casa, criando uma conexão entre os projetos e funcionando como um projeto paisagístico independente.
O Jardim H.C. Andersen tem como objetivo criar aventuras para os usuários, mesclando natureza e paisagem. Convidando os transeuntes a explorar, cinco entradas recebem os visitantes, ao mesmo tempo em que os incentivam a escapar da agitação urbana. Com seu caráter lúdico, o jardim é projetado para atrair crianças e adultos, imergindo o usuário em impressões sensoriais. Funcionando de forma independente e em apoio à Casa H.C. Andersen, o projeto paisagístico complementa o trajeto pela casa, celebrando a vida do falecido autor dinamarquês.
Artigo Relacionado
Artigo relacionadoO projeto foi apresentado ao lado de outros três finalistas: Bispebjerg's Helende Gardens, dos arquitetos Erik Brandt Dam e Charlotte Skibsted Landskab; Karen's Minde Aksen, da Schønherr; The Social Spine, da SLA. Finalmente concedido ao MASU Planning, este ano marcou um número recorde de indicações para o Prêmio.
O Jardim H.C. Andersen é uma instalação espetacular no centro de Odense, onde paisagem, edifícios e quarteirões da cidade estão linda e poeticamente conectados com traços circulares, estruturas orgânicas e arquitetura de jardins. Juntos, eles criam uma transformação de um espaço urbano complexo, proporcionando novas qualidades para a área. - MASU Planning
O projeto paisagístico cria ambientes que visam harmonizar a experiência humana com a natureza, oferecendo áreas de escape e melhor qualidade de vida nos centros urbanos. No mês passado, o BIG divulgou "Gelephu", um plano mestre em que se inspira na cultura do Butão. O plano está repleto de espaços verdes, aderindo aos padrões sustentáveis do primeiro país oficialmente carbono-negativo do mundo, o Butão. Além disso, a Archi-Tectonics NYX concluiu a transformação do plano mestre para o Parque dos Jogos Asiáticos de Hangzhou 2022. Com uma área de 46,9 hectares, o projeto inclui um amplo Parque Ecológico e sete edifícios, traçando um novo caminho para o futuro ambiental da cidade. Por fim, a Ghisellini Architects revelou recentemente a reurbanização e o redesenho completo da nova Piazza Francesca Cabrini, na Itália. O novo espaço público servirá como um local de encontro, com características paisagísticas incorporadas.